News

Professor do LabMAC é Indicado ao Prêmio FAPESC de Pesquisa 2022 – Fritz Müller

Prof. Dr. Natan Padoin, docente permanente no PósENQ/UFSC e membro do Laboratório de Materiais e Computação Científica (LabMAC), é indicado pela PROPESQ para representar a UFSC no Prêmio FAPESC de Pesquisa 2022 – Fritz Müller (categoria Jovem Pesquisador, área de Engenharias).

Mais detalhes podem ser obtidos no link:

http://pop.propesq.ufsc.br/files/2022/07/Resultado_da_Selecao_Interna_PROPESQ.pdf

Sobre o Prêmio FAPESC de Pesquisa:

Conforme o Edital Fapesc Nº 29/2022, a primeira edição do Prêmio de Pesquisa, realizada em 2022, “visa a valorização de pesquisadores renomados do Estado de Santa Catarina, cujas conquistas e produções estejam agregando contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento e que tenham relevância para o desenvolvimento da CTI do estado de Santa Catarina”. Além disso, a FAPESC pontua que “o Prêmio é uma homenagem aos (as) Pesquisadores (as) pelos incentivos à disseminação do conhecimento, a formação de recursos humanos e a valorização da pesquisa e de suas profissões”.

Fonte:

https://www.fapesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/cp-29_2022-pr%C3%AAmio-fapesc-pesquisa.pdf

________________________________________________________________________

Docentes do LabMAC Ministram Palestra na XIII Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT 2022)

Em 20 de setembro, a Prof.a Dr.a Cíntia Soares e o Prof. Dr. Natan Padoin ministraram a palestra “Transition and Turbulence in Micro- and Mesoscale Flow” na XIII Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT), realizada em Blumenau/SC.

Sobre a EPTT:

Evento realizado a cada dois anos desde 1998, quando foi organizado pela primeira vez pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a EPTT consiste em um importante fórum, mantido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), para a discussão e debate de tópicos relevantes em Transição e Turbulência em Mecânica dos Fluidos.

Ao longo dos anos, a EPTT se consagrou pela congregação de professores e estudantes para a discussão de assuntos avançados, de importância fundamental na engenharia, ao longo de uma rica semana. Tanto fundamentos teóricos quanto aplicações e a integração com a indústria fazem parte do escopo do evento.

A cada edição, renomados pesquisadores do Brasil e do exterior têm participado da escola. No âmbito internacional, o evento contou em 2022 com a presença dos professores doutores Hans Kuipers (Eindhoven University of Technology, Países Baixos), Martin Sommerfeld (Otto-von-Guericke University Magdeburg, Alemanha) e Peter Jordan (Université de Poitiers, França).

Além dos docentes do LabMAC, Prof.a Dr.a Cíntia Soares e Prof. Dr. Natan Padoin, a EPTT 2022 contou, ainda, com a participação dos pesquisadores brasileiros Prof. Dr. Renato Cotta (UFRJ), Prof. Dr. Clóvis Maliska (UFSC), Prof.a Dr.a Roberta Neumeister (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Leandra de Abreu (UNESP), Prof. Dr. William Wolf (UNICAMP), Prof. Dr. Milton Mori (UNICAMP), Prof. Dr. Paulo César Philippi (PUC-PR) e Prof. Dr. Luiz Adolfo Hegele Jr (UDESC).

A edição de 2022 também contou com uma mesa redonda sobre a integração entre a universidade e a indústria, com a participação do Prof. Dr. Henry França Meier (FURB), Prof. Dr. Milton Mori (UNICAMP), Prof. Dr. Renato Cotta (UFRJ), Dr.ª Karolline Ropelato (ESSS), Prof. Dr. Luiz Carlos de Castro Santos (USP) e M.Sc. Fábio Zabot Holthausen (FAPESC).

________________________________________________________________________

Laboratório de Materiais e Computação Científica/UFSC Participou do III Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional

No período de 20 a 22 de julho de 2022 a Prof.Cíntia Soares e o Prof. Natan Padoin participaram do III Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional (III CBCFD) realizado no Hotel Meliã Campinas na cidade de Campinas-SP.

Na ocasião foram apresentados 3 trabalhos do Grupo de Pesquisa no formato oral, a saber:

  1. A CFD Study on the Effect of Ultrasound on the Fluidization of Calcium Oxide and Activated Carbon in a CFB (S. L. Becker, V. Rossbach, H. F. Meier, N. Padoin and C. Soares).
  2. CFD Analysis of the Effect of Radius of Curvature on Dean Flow in a Curved Reactor (J. O. de B. Lira, N. Padoin and C. Soares).
  3. Heterogeneous Milli-Photocatalytic Reactor Simulations Employing Average Irradiance and Radiation Field Data (T. Matiazzo, V. J. P. Vilar, N. Padoin and C. Soares).

Durante o evento, a ESSS escolheu como melhor artigo publicado nos anais do congresso, o trabalho “A CFD Study on the Effect of Ultrasound on the Fluidization of Calcium Oxide and Activated Carbon in a CFB”, de Sarah Laysa Becker, Natan Padoin, Cíntia Soares (Universidade Federal de Santa Catarina), Vivien Rossbach e Henry França Meier (Fundação Universidade Regional de Blumenau).

Link da notícia:

https://www.linkedin.com/posts/esss_cbcfd-cbcfd2022-cfd-activity-6958858796798472193-eTU_?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web.

________________________________________________________________________

Laboratório de Materiais e Computação Científica/UFSC Participou do 71.st Lindau Nobel Laureate Meetings 

Entre 26 de junho a 1 de julho de 2022 ocorreu em Lindau, Alemanha, o 71.st Lindau Nobel Laureate Meetings (Chemistry), um evento tradicional que ocorre todos os anos e conta com a participação de jovens cientistas (Young Scientists), muito deles participando pela primeira vez, e vencedores de Prêmio Nobel.

Neste evento, vencedores de Nobel, como Michael Levitt, Sir David W.C. MacMillan, Steven Chu, Benjamin List, Venkatraman Ramakrishnan, Sir Konstantin S. Novoselov, entre outros marcaram presença.

Desta vez, a UFSC, especificamente o Laboratório de Materiais e Computação Científica (LabMAC), marcou presença com a participação de Domingos Lusitâneo Pier Macuvele, pós-doutor do referido laboratório.

De acordo com Lusitâneo “O evento foi maravilhoso, em todos os aspectos, apesar de ter participado de forma virtual e pela segunda vez consecutiva. Nos eventos da Lindau Nobel Laureate Meetings todos têm os mesmos ideais, que são conectar, inspirar e educar. No entanto, cada evento sempre tem algo a mais que deixa o evento memorável e diferente do anterior.  Espero poder participar novamente, pois cada evento sempre tem algo a mais, apesar das diretrizes da Lindau Nobel Meetings serem as mesmas. Neste evento, vários tópicos foram debatidos pelos vencedores do Prêmio Nobel e de jovens cientistas. No entanto, os tópicos que mais chamaram a minha atenção foram sobre Catálise, Inteligência Artificial na Química, Materiais do Futuro, Confie na Ciência/Confie na Química, Ciência da Próxima Geração, Matemática: Ciência ou arte? Química Supramolecular e o Desafio da Diversidade. É difícil escolher o momento mais marcante, pois a aprendizagem invadia o meu imaginário a cada momento. Uma das lições que levarei para toda vida é que quando se pensa em vencedores de prêmio Nobel, de forma geral, aparece uma sombra ou barreira na nossa mente que nos separa deles. No entanto, neste evento, pude perceber que são pessoas comuns, ou gente como a gente. São pessoas humildes, simples e que deram as suas palestras da forma mais didática possível e, no meio a tudo isso, foi perceptível o amor que eles têm pela ciência. Além disso, interagi com outros jovens cientistas, tendo discutido sobre vários assuntos, tais como cultura, ciência e futuras colaborações. Para terminar, saio deste evento bastante inspirado, com novas ideias, novo aprendizado e cada vez mais conectado com cientistas de todo mundo, o que abre espaço para futuras colaborações. Agradeço a comissão da Lindau Nobel Laureate Meetings pelo convite. Agradeço também ao Laboratório de Materiais e Computação Científica por todo apoio, ensinamentos e trocas e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC ao qual estou vinculado. Deixo também agradecimentos especiais a Universidade Rovuma/Moçambique, a Academia Mundial de Ciências, pela minha indicação para participar do evento em 2019, as Agências de Fomento Brasileiras (CAPES, CNPq, FAPESC, entre outras) e a minha família pelo amparo em todos os momentos. Para finalizar: “a Ciência é uma construção coletiva”.


Artigo Publicado por Pesquisadores do LabMAC é Capa da Journal of Rare Earths

O artigo intitulado “Propranolol Hydrochloride Degradation Using La@TiO2 Functionalized with CMCD”, publicado por pesquisadores do LabMAC, é capa da edição de abril de 2022 na Journal of Rare Earths.

Você tem acesso ao artigo no link a seguir:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1002072121000533

—————————————————————————————————————————————————

LABMAC PARTICIPA DA 15.ª SEPEX

Com o intuito de informar a comunidade sobre a importância das micotoxinas – substâncias tóxicas de elevada estabilidade térmica e química produzidas pelo metabolismo secundário de fungos filamentosos – o LABMAC realizou no dia 20 de outubro de 2016 um minicurso abortando tal tema durante a 15.ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso, intitulado “Novas Tecnologias para o Combate de Substâncias Tóxicas Presentes nos Alimentos: ênfase em micotoxinas”, foi organizado pelos professores Humberto Gracher Riella (LABMAC-UFSC), Cíntia Soares (LABMAC-UFSC), Jader Nones (LACERT-UFSC) e pelas pós-doutorandas Geovana Dagostim Savi (UNESC) e Janaína Nones (LABMAC-UFSC).

O evento, aberto para participação de toda comunidade e que teve todas as vagas que haviam sido disponibilizadas ocupadas, contou, principalmente, com a presença de alunos de graduação das áreas de engenharia, tecnologia de alimentos, farmácia, biologia e áreas afins. Além de ser uma oportunidade para que as pessoas aprendessem sobre a importância e os efeitos sociais e econômicos causados pelas micotoxinas, o curso também procurou disseminar as principais pesquisas e tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelo LABMAC na área com o intuito de mitigar os efeitos causados por estes agentes contaminantes.

As apresentações, realizadas pelas pós-doutorandas Janaína Nones (UFSC) e Geovana Dagostim Savi (UNESC), pelos doutorandos em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Domingos Lusitâneo Pier Macuvele, Jonas Valente Matsinhe e Leidiani Müller, e pelo graduando Luiz Eduardo Brand Flores (Curso de Engenharia de Materiais), abordaram os seguintes temas:

1) conceitos básicos sobre as micotoxinas;

2) problemas econômicos vinculados a produção de grãos, produção pecuária e saúde humana;

3) principais e novas tecnologias e materiais utilizados para redução e/ou inibição destas toxinas alimentares;

4) tecnologias consideradas possivelmente viáveis para o combate de fungos e micotoxinas, como utilização de bentonitas, zeólitas, nanopartículas, ozônio, plasma e bactérias ácido lácticas.

Além das palestras, o evento contou ainda com duas dinâmicas de grupo, as quais foram elaboradas com a finalidade de testar e fixar, de uma forma lúdica e interativa, os conhecimentos adquiridos ao longo do minicurso.

O minicurso apresentado, além de ter sido uma oportunidade para a comunidade da UFSC aprender sobre a relevância dos agentes patogênicos abordados durante o curso (micotoxinas), foi também fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos alunos de graduação e de pós-graduação do LABMAC, fato que fortalece ainda mais o compromisso e a inserção do LABMAC com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSC.

Palestrantes e organizadores do minicurso: Janaína Nones, Geovana Dagostim Savi, Domingos Lusitâneo Pier Macuvele, Jonas Valente Matsinhe, Leidiani Müller, Luiz Eduardo Brand Flores, Cíntia Soares, Humberto Gracher Riella, Jader Nones.

F1página F2pagina F3pagina